Índice de Artigos

 Na atualidade, devido aos processos de trabalho e ao aumento da demanda de produção do mercado, os trabalhadores precisam dispor de mais empenho físico, o que acarreta em sua exposição a diferentes riscos ocupacionais que influenciam diretamente em sua saúde1. Estes, segundo a Norma Regulamentadora 9 (NR9), podem ser de natureza química, física, biológica, ergonômica ou mecânica, dessa forma, a mesma NR traz que uma das medidas de prevenção de riscos ambientais seria a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) por todos os trabalhadores, sendo a distribuição desses equipamentos um dever do empregador2. Neste sentido, a Enfermagem pode atuar no fortalecimento do uso e na educação em saúde juntamente aos trabalhadores, visando a utilização destes equipamentos. Nessa perspectiva a Enfermagem dispõe de diferentes mecanismos que lhe proporcionam levar a informação até seu alvo. Destaca-se o mecanismo visual, que muitas vezes permite um alcance efetivo deste objetivo. Sendo assim, o Laboratório Socioambiental em Saúde do Trabalhador (LASTRA) dispõe de uma estrutura física – uma vitrine – disposta à exposição de manequins ilustrativos, os quais objetivam representar diferentes profissões com relação às características de trabalho, ao correto emprego de EPIs, e demais equipamentos bem como objetiva apresentar maiores conhecimentos a respeito da realidade de trabalho ali apresentada, facilitando assim a visualização do público a cerca da temática que se pretende expor e informar. Nesta perspectiva, esse trabalho objetivou mostrar a importância da visualização da informação para a associação com a teoria, ou seja, a relevância da exposição do manequim utilizando seus equipamentos juntamente com a explicação de como a Enfermagem pode atuar diretamente com esse profissional para a correlação a teoria, tendo assim uma fácil percepção do papel do profissional da saúde para a saúde do trabalhador.

 O principal resultado obtido em relação à vitrine seria a visibilidade da Enfermagem como atuante na saúde ocupacional. Sendo assim, também se considera a importância da visualização de todos os estudantes e profissionais da área da saúde, ou não, que passam pelo corredor e veem a vitrine e seu conteúdo, uma vez que identificam o trabalho que o Enfermeiro pode estar realizando e a necessidade da utilização do EPI na preservação da saúde no ambiente laboral.

 A partir do trabalho desenvolvido, conclui-se que é de grande importância que a Enfermagem divulgue seu trabalho para que o mesmo seja conhecido e reconhecido pela comunidade em geral. Nessa perspectiva, o grupo pretende dar continuidade com as exposições na vitrine afim de que a população conheça o trabalho desenvolvido pelo grupo e pela Enfermagem na saúde do trabalhador. Entende-se que ainda há uma deficiência no entendimento do profissional da Enfermagem quanto a sua participação na saúde do trabalhador, sendo assim, a visualização do conteúdo que se expõe na vitrine ele pode associar sua participação na atuação da promoção da saúde ocupacional, e dessa forma se interessar por essa área que atualmente tem grande carência de profissionais.

 

 

Vitrine - Bombeiros (Homem e Mulher)                                                                                                   

Bombeiros